Aqui Está O Que Você Precisa Saber Sobre App Marketing Na China

< Back to Blog
Blog

Kevin Ford

November 4th, 2019

A China é um dos maiores mercados de tecnologia do mundo, especialmente quando se trata de telefones celulares, o que tem impulsionado muito o uso da internet no país.

A empresa chinesa Huawei é uma das líderes mundiais em smartphones 5G, o que também está impulsionando o uso de dados de internet no país. No início deste ano, mais de 800 milhões de residentes da China estavam acessando a internet, a maioria deles utilizando seu smartphone para fazê-lo.

Com tantas pessoas usando a internet móvel faz disso a China, a nação mais populosa do mundo, um mercado ideal, especialmente para os aplicativos de marketing de smartphones.

De acordo com pesquisa da App Annie, uma empresa de inteligência com sede em Pequim e São Francisco, em 2018, quase metade dos downloads de aplicativos do mundo foram realizados na China, e 40% do dinheiro gasto com aplicativos no ano passado também veio de lá.

É um mercado tentador e cada vez mais aberto, e nós temos o know how sobre como você pode aproveitar o crescimento do mercado móvel da China e encontrar um lugar em sua economia tecnológica, apesar das tensões comerciais do país com os Estados Unidos.

 

Mobile Madness 

Os consumidores chineses gastam 4,2 horas por dia usando aplicativos móveis – em 2017 App Annie disse que a média mundial era de 2,15 horas – não é de se admirar que os desenvolvedores de aplicativos ocidentais estejam buscando o mercado chinês tão ansiosamente.

Ainda assim, há muitos desafios enfrentados por aqueles que procuram entrar no mercado de aplicativos chinês, incluindo um rigoroso sistema regulatório, questões técnicas e desafios culturais que podem dificultar a venda de alguns aplicativos sem o conhecimento necessário para tornar seu aplicativo internacionalmente amigável.

Embora possamos pensar que os americanos tenham o mundo dos aplicativos encurralado – em 2017, a empresa de análise Flurry descobriu que gastamos 5 horas por dia em nossos dispositivos móveis – a maioria dos usuários de smartphones chineses tem mais de 50 aplicativos baixados, e no final 30 deles são usados regularmente. E de acordo com as estatísticas, a China é o maior mercado de download de iOS do mundo.

Embora eles possam não estar usando Facebook, Twitter ou Google – sites que são proibidos na China – a maioria dos usuários de aplicativos da China são mais jovens, nascidos depois de 1995, o que os torna membros da Geração Z.

Os membros da Geração Z são especialistas em tecnologia porque nunca conheceram um mundo sem tecnologia, então eles estão ansiosos para a próxima novidade, seja sua mídia social, jogos, sites de compras ou dispositivos de acompanhamento de saúde.

Em 2017, a empresa de consultoria Accenture descobriu que o Gen Z da China, número que chega aos 250 milhões, não é muito diferente. Eles gostam igualmente de compras online e lojas de boutique, e aplicativos de mídia social como WeChat e Weibo são usados tanto para fazer compras quanto para enviar mensagens aos amigos.

O mercado móvel chinês

Há muitas maneiras diferentes de encontrar seu caminho para o mercado móvel crescente da China, embora a publicidade possa ser mais fácil do que aplicativos com certas restrições.

Ainda assim, se você conhece o seu caminho pelo mercado internacional, as oportunidades são infinitas.

 

Jogos

O jogo móvel mais baixado na China é o jogo da Miramar: PlayerUnknown’s Battlegrounds, conhecido como PUBG para jogadores experientes, o que sugere que a tendência dos EUA para jogos cheios de ação pode fazer incursões na China também.

 

Transmissão de Vídeo

A China também gosta de streaming de vídeos. Os aplicativos Tencent Vídeo – o melhor aplicativo de streaming de vídeo da China – e Youku, que são o equivalente chinês da Netflix e Hulu, cresceram mais de 700% entre 2016 e 2018.

 

Compras Online

Alibaba é o equivalente chinês da Amazon e é considerado um dos sites de maior sucesso pela Fortune. Fundada em 1999, é a maior empresa de internet e varejo do mundo.

De acordo com uma história que apareceu no Institutional Investor, as vendas e lucros online da Alibaba ultrapassaram os principais varejistas americanos combinados, incluindo Amazon, Walmart e eBay, desde 2015.

 

Tecnologia

Baidu é uma empresa chinesa de tecnologia com sede em Pequim, especializada em produtos e serviços relacionados à Internet, bem como em inteligência artificial, empresa é uma das maiores do setor no mundo, seo search engine é o quarto maior site do mundo.

Tencent é uma de um pequeno número de grandes empresas que dominam a paisagem de mídia social da China. Baidu e Alibaba são os outros dois – juntos referidos como BBAT, eles respondem por 69% da receita de publicidade na internet na China.

 

Algumas dicas importantes:

Por causa das diferenças culturais entre os Estados Unidos e a China, caso você for comercializar aplicativos ao em vez de tentar anunciar dentro destes aplicativos, é importante fazer alguns ajustes em seu aplicativo antes de tentar comercializá-lo na China.

Aplicativos e sites terão mais sucesso se forem criados em chinês, embora a Geração Z esteja familiarizada com o idioma inglês. A maioria dos chineses não usa inglês fora da escola, então traduzir seu aplicativo é uma das melhores maneiras de chamar a atenção desse grande mercado.

Apps pagos não são tão populares na China como nos EUA. Estruturar o seu app através de vendas de anúncios pode torná-lo mais bem sucedido.

Lembre-se que o governo da China regula o que seus residentes vêem. Como foi mencionado antes, Facebook, Twitter e Google são censurados, então você quer estar ciente das diretrizes chinesas para evitar a censura.

A maioria dos jovens usuários de aplicativos da China são mulheres, então o marketing focado no público feminino pode ter mais sucesso do que o marketing voltado para o público masculino, mesmo com aplicativos de jogos.

Ficar de olho nas tendências à medida que você constrói seu aplicativo, isso tornará mais fácil para que você possa comercializá-lo para um público mais amplo.

O relatório do MobVista, The How To Market Your Apps In China 2019 – baixe sua cópia gratuita aqui – o ajudará a navegar o cenário tecnológico Chinês, incluindo Bytedance (o proprietário do site de mídia social TikTok), junto com os quatro primeiros – Baidu, Alibaba, Tencent e Sina, conhecidos pela sigla BATS.

O relatório está repleto de informações sobre os quatro maiores, bem como de case studies de empresas que encontraram uma maneira de aproveitar a expansão do mercado chinês. Em última análise, ele lhe dará uma idéia melhor sobre a demografia do usuário, bem como as melhores maneiras de anunciar para públicos específicos usando técnicas específicas para atender diferentes plataformas.

O relatório gratuito também aborda a publicidade, pois há uma variedade de maneiras diferentes de integrar a publicidade em aplicativos e jogos, como anúncios em vídeo que oferecem recompensas para os jogadores que assistem, ou anúncios nativos que são direcionados diretamente aos usuários de aplicativos com base em seu histórico, de modo que tais anúncios não sejam vistos como intrusivos ou perturbadores.

Entender seu mercado pode ajudá-lo a desenvolver uma estratégia  que pode abrir o mercado chinês, expandindo-se para um dos maiores mercados móveis globais disponíveis.

 

Kevin Ford

2019-11-04

Leave a comment

What does programmatic advertising look like in China?

Kevin Ford - November 21st, 2019


The programmatic advertising landscape in China lags behind North America’s, but it’s catching up thanks to the growth in the […]

Read More >

A Fraude de Anúncios e Aplicativos na Escala Global Está Piorando. Aqui Vai uma Explicação do Que É, e Como Vencê-la!

Kevin Ford - November 12th, 2019


A fraude publicitária pode chegar aos 30 biliões de dólares este ano.   A fraude em anúncios digitais é difícil […]

Read More >

Mobile Video Ad Trends

Kevin Ford - November 6th, 2019


Mobile advertising – on phones, tablets, and other mobile internet-connected devices – is expected to take up two-thirds of U.S. […]

Read More >